Um vampiro para cada era

Neste mês de janeiro a edição nº 123 da revista História Viva traz um artigo meu sobre a permanência dos vampiros no imaginário humano nas mais diversas épocas. É uma compilação de vários dos textos já postados aqui no blog. Obrigada a todos pelo apoio e por me acompanhar!

4 comentários:

  1. Realmente muito bom seu blog,também sou fascinada na história dos vampiros muito além da "modinha"que existe sobre eles.Gostei de saber que posso me formar em História e direcionar pesquisas para essa área,seria a realização do meu sonho.Realmente seus textos são motivadores para quem procura a respeito desses seres lendários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça isto, Raison. Agradeço o interesse e fico muito feliz de saber que há mais pessoas interessadas em pesquisas sérias sobre este tema tão fascinante.

      Excluir
  2. Bom dia

    Me chamo Paulo Henrique, sou da cidade de Quirinópolis - GO, e compartilho do mesmo interesse em vampiros, já li seus artigos e os livros que tenho são baseados nas bibliografias que encontro em seus trabalhos.
    Estou no 3° ano da faculdade de história e quero escrever minha monografia sobre vampiros. Na verdade, quero tentar mostrar o imaginário das pessoas na Europa sobre os vampiros, tanto a classe mais baixa até a burguesia. Estou com dificuldade para encontrar o livro do Augustin Calmet o tratado sobre Vampiros.

    Gostaria de saber se você tem algum exemplar para vender ou se sabe onde encontro. Existe ele em português??

    Creio que este livro seja o mais importante para o meu tcc, pois ele mostra a visão das pessoas na época sobre os vampiros.

    Desde já agradeço, e quero parabeniza-la pelo blog.

    henrickferreira@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Paulo,

      Fico muito feliz de saber disto. É muito bom ter mais pessoas interessadas no assunto, assim quebramos a resistência à estes temas diferenciados.
      Quanto ao tratado do Calmet, ele já está em domínio público, não há tradução em português. Eu consegui a versão original em francês no site da Gallica. Terá que traduzir para usar o que desejar, foi o que fiz. Dá trabalho, mas compensa.

      http://gallica.bnf.fr/Search?adva=1&adv=1&tri=&t_relation=cb301873550&q=traite+sur+les+revenans+Dom+Augustin+Calmet

      Abs,

      Maytê

      Excluir